1. Recebimento de Matéria Prima
2. Fixação da Tag RFID
3. Recebimento Centro de Distribuição
4. Expedição Centro de Distribuição
5. Transporte para o cliente
6. Recebimento na loja
7. Picking de produtos
8. Exposição
9. Ponto de Expedição
10. Check out na loja
A tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID) usa ondas de rádio para capturar dados digitalmente com o mínimo de intervenção manual. O sistema de etiquetagem RFID é semelhante ao código de barras, com vantagens adicionais sobre ele.
A tecnologia RFID usa ondas de rádio para identificar objetos automaticamente, coletar dados sobre eles e inserir esses dados diretamente em sistemas de computador com pouca ou nenhuma intervenção humana. Uma máquina RFID típica tem três componentes: etiqueta RFID, leitor RFID e a antena. As etiquetas RFID contêm um número único e outros detalhes que são capturados pelo leitor e transformados em dados que são salvos em computadores.
A indústria do vestuário sofre muito com danos aos produtos. Não é fácil identificar manualmente cada produto danificado. A etiquetagem RFID ajuda a rastrear a mercadoria desde a fabricação até o armazenamento e permite a verificação de quaisquer danos em cada ponto de verificação.
A utilização do RFID ajuda o cliente a localizar seu estoque de roupas. Eles podem descobrir rapidamente onde uma roupa está armazenada e também reabastecer de forma proativa um determinado roduto antes que ele se esgote completamente.
Melhor controle e visibilidade do que os códigos de barras, pois o estoque é rastreado e monitorado automaticamente em cada etapa da cadeia de suprimentos.
As etiquetas e códigos de barras tradicionais podem ser adulterados e danificados devido ao uso e desgaste. Porém, as tags RFID são altamente duráveis e duradouras. Eles não são danificados em ambientes hostis, calor, sujeira e umidade.
Tags e códigos de barras tradicionais exigem que um leitor leia manualmente cada código de barras. O leitor RFID pode escanear várias etiquetas, mesmo a uma distância de 30 metros. RFID não requer linha de site. Isso torna o processo rápido e confiável.
As etiquetas RFID possuem chip dedicado com uma numeração único que não pode ser copiado. Os sistemas e códigos de barras tradicionais são vulneráveis a violação de dados e erros de registro. Qualquer pessoa pode facilmente duplicar um código de barras. As tags RFID oferecem criptografia de dados avançada que os hackers não podem copiar. Ele também reduz qualquer chance de itens perdidos quando usado para coletar dados em um grande número de itens de uma só vez, minimizando assim as chances de erro humano.